Muitas pessoas tem dúvidas sobre a diferença entre atacado e varejo, e como as operações de cada um funcionam.
Portanto, vamos explicar como funcionam ambos estes mercados e a importância d gestão de dados.
Responsável pela oferta de mercadorias e serviços, o setor terciário é sempre muito discutido quando falamos de economia e desenvolvimento do país. Segundo o IBGE, (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o valor somado ao PIB (Produto Interno Bruto) pelo segmento passou de 69% em 1997, para 73% em 2018 — sendo o comércio o principal responsável por este avanço.
Mesmo durante a pandemia, o nosso setor atacadista e distribuidor registrou crescimento nominal de 5,2% em 2020, com faturamento de R$ 287,8 bilhões, de acordo com os dados divulgados pelo Ranking Abad/Nielsen 2021. Mas, quem deseja ingressar nesta área, precisa entender melhor as diferenças entre atacado e varejo.
Qual é o foco do varejo?
O varejo é o sistema vigente mais comum entre os estabelecimentos comerciais, já que seu foco são os clientes finais, que fazem compras em quantidades específicas para consumo pessoal ou de suas casas e famílias.
Por essa razão, é mais vantajoso investir em táticas de vendas personalizadas e que atendam às necessidades de cada consumidor, seja nas lojas físicas, aplicativos virtuais ou até mesmo pelo telefone. O importante é conhecer o perfil do seu cliente para poder oferecer o que ele quer quando e onde ele precise.
Alguns exemplos desse setor são mercearias, supermercados, farmácias, e os comércios tradicionais de rua.
Atacado é sinônimo de grandes escalas
Enquanto o varejista foca suas vendas em quantias pensadas para o consumo diário, semanal ou mensal, os comércios atacadistas possuem estoques vastos e revendem produtos em grandes quantidades.
Desta forma, é natural que seu público-alvo sejam empresas ou revendedores em vez do consumidor final. Mas, por lidar com um volume maior de compra e venda de produtos, esse setor acaba oferecendo preços bem mais baixos pelos mesmos itens encontrados no varejo, com a diferença podendo chegar até 50%.
Entre os exemplos desse ramo, podemos citar os depósitos e distribuidores.
Para todos os setores o MDM é essencial
Mesmo que não vendam produtos em grandes escalas, os varejistas trabalham com uma variedade enorme de itens e recebem clientes com os mais diversos perfis, o que gera uma infinidade de dados que precisam ser gerenciados adequadamente.
Ou seja, quanto maior for o volume de dados, mais complexa e desafiadora se torna a tarefa de ter o controle e governança de dados de clientes, fornecedores, lojas, centros de distribuição, entre outros.
Por exemplo, suponha que a sua operação de estoque (centros de distribuição) funcione em zonas, e você quer saber qual zona tem disponibilidade para armazenar uma nova remessa de produtos.
Você precisaria saber qual dos CD’s tem o espaço para receber essa nova carga de produtos. Se você não tiver uma ferramenta de gerenciamento de dados, você terá dificuldade em saber qual dos locais é mais adequado para essa estocagem. Isso, por sua vez, pode levar você a tomar uma decisão errada, o que vai gerar mais custo de logística, etc.
No entanto, com uma solução de gestão de dados mestres (Master Data Management – MDM), você soluciona este problema.
Inclusive, com uma solução de MDM é possível entender os hábitos de consumo, os tipos favoritos de produto e sua relação com as estações do ano, e a frequência e perfil de consumidor na procura de certas mercadorias.
Aceleração do Time-to-Market
Outra vantagem de trabalhar com MDM é a aceleração do time to market (tempo estimado em que leva um produto para sair de uma indústria e ser ofertado do mercado), já que desta maneira eles serão catalogados e disponibilizados para venda com muito mais praticidade. Esse detalhe ajuda muito os atacadistas, que precisam controlar a saída e entrada de novos itens em grandes escalas.
Inclusive, a solução da Stibo Systems ajudou umas das maiores plataformas de e-commerce da America Latina do setor esportivo a reduzir seu time to market de 30 dias para 4 dias.
Mas, independentemente do desafio que você identifica na sua jornada de transformação digital, a solução de Master Data Management da Stibo Systems pode te ajudar a alavancar os seus negócios, aumentando sua rentabilidade através de redução de custos operacionais.
Ademais, o MDM te permite fazer campanhas de marketing mais efetivas, pois a governança de dados te permite ter uma visão 360 de quem é o seu consumidor e quais são os seus hábitos de compra.
Um outro ponto também é que muitas vezes você pode ter uma mesma pessoa com dois cadastros diferentes (por exemplo, se a pessoa mudou de empresa e fez um cadastro novo em vez de atualizar o cadastro inicial).
Ou seja, muitos sistemas tratam a identificação de duplicação de forma binária (ou é duplicado, ou não é).
Por exemplo, no caso de um produto, os sistemas comparam se já existe o GTIN (código de barras), e caso exista, o produto é considerado duplicado.
No entanto, podem existir outras características do produto que vão deixar claro que o produto é diferente, e neste caso seria uma inconsistência do GTIN.
Já no caso da solução de MDM da Stibo, ela possui algoritmos que identificam não apenas se o GTIN é repetido, mas também analisam outras características do mesmo produto.
Portanto, toda empresa precisa de MDM, pois toda empresa lida com dados, sejam eles de produtos, clientes, fornecedores, localizações entre outros. Uma solução de MDM coloca “ordem na casa”, e permite que você tenha mais transparência e eficiência.
Aproveite para conhecer mais sobre a nossa solução de gestão de dados mestres multidomnínio.
Sobre a Stibo Systems
Stibo Systems, líder global em soluções de gerenciamento de Master Data Management (MDM), é o facilitador confiável da transparência de dados. Nossas soluções são a força motriz por trás de empresas com visão de futuro em todo o mundo que revelaram o valor estratégico de seus dados mestres. Nós os capacitamos para melhorar a experiência do cliente, impulsionar a inovação e o crescimento e criar uma base essencial para a transformação digital. Isso lhes dá a transparência que exigem e desejam - uma visão única e precisa de seus dados mestre - para que possam tomar decisões informadas e atingir metas de escala, escopo e ambição. A Stibo Systems é uma subsidiária privada do grupo Stibo A / S, fundado em 1794, e está sediada em Aarhus, Dinamarca. Saiba mais em stibosystems.com.